Perguntas
Frequentes

  1. O QUE É O GIRA NAVEGANTE?

    O GIRA NAVEGANTE é um passe para a GIRA em que a tarifa de acesso é gratuita para titulares de cartão NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) com passe mensal ativo, das seguintes tipologias:

    · Estudantes do ensino não superior dos 16 aos 18 anos (inclusive), que não beneficiem de transporte escolar e desde que possuam domicílio fiscal no concelho de Lisboa;

    · Estudantes do ensino superior com idade superior aos 16 anos e até aos 23 anos, inclusive e, no caso dos estudantes de ensino superior inscritos nos cursos de Medicina e de Arquitetura, até aos 24 anos de idade inclusive, desde que possuam domicílio fiscal no concelho de Lisboa;

    · Utilizadores com idade igual ou superior a 16 anos, desde que possuam domicílio fiscal no concelho de Lisboa, registado na autoridade tributária e aduaneira.
  2. O GIRA NAVEGANTE EXIGE UM NOVO CARTÃO OU É UM SERVIÇO QUE SE ADICIONA A QUEM JÁ TEM PASSE NAVEGANTE?

    Pode aderir ao GIRA NAVEGANTE quem tem a app e uma conta GIRA e um cartão NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) emitido pela TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa) com passe mensal ativo, não sendo exigido um cartão novo.
  3. JÁ TENHO APP E CONTA GIRA. COMO POSSO ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?

    Se já tem a app e conta GIRA pode aderir ao GIRA NAVEGANTE de uma destas formas:

    . Se tem um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65 ativo pode aderir associando diretamente na app GIRA o cartão NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) no menu PASSES, selecionando o gira NAVEGANTE e seguido as instruções.

    . Se tiver um Dístico de Residente da EMEL válido, pode aderir ao Gira Navegante através da app Gira, bastando:

    . Selecionar a opção “Passes”.
    . Inserir o número do seu cartão Gira Navegante válido.

    . Se não tiver um Dístico de Residente vai precisar de:

    . Obter uma certidão do domicílio fiscal* que comprova que reside no Concelho de Lisboa.
    . Ir ao site da EMEL, selecionar “GIRA NAVEGANTE” e fazer o pedido de adesão.


    *Este documento não refere valores e é obtido de forma rápida e gratuita no Portal das Finanças (escrever “certidão” no campo de pesquisas).

    A atribuição e a validade da subscrição do GIRA NAVEGANTE estão condicionadas a verificação periódica documental ou através do SIIT - Sistema de Informação Intermodal de Transportes da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa da validade de um Passe NAVEGANTE ativo.
  4. ONDE ESTÁ INSCRITO O NÚMERO DO CARTÃO DO PASSE NAVEGANTE?

    O número do cartão está indicado na parte superior do cartão físico NAVEGANTE (ou Lisboa Viva), por cima da foto e nome do titular do cartão. Trata-se de um conjunto de 12 dígitos, de cor preta, inserido na parte de cima do cartão.

  5. COMO POSSO SABER SE ESTOU AUTORIZADO(A)?

    É possível saber se se está autorizado(a) através da mensagem de validação na app GIRA ou:

    . Se aderiu através de um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65, no menu Histórico de Atividade / Passes;

    . Se aderiu através de código de acesso, no menu Promoções / Ativas;

    onde pode igualmente verificar a respetiva validade.
  6. TENTEI ADERIR AO GIRA NAVEGANTE ATRAVÉS DA APP GIRA, MAS ESTA INDICOU QUE O MEU CARTÃO NAVEGANTE NÃO TEM UM PASSE VÁLIDO. O QUE POSSO FAZER?

    Esta mensagem surge quando o cartão NAVEGANTE não tem um passe mensal válido. Nestes casos, para poder beneficiar da GIRA, tem de carregar um passe mensal válido no cartão NAVEGANTE nos balcões de atendimento, ou nas lojas dos operadores, ou no Portal VIVA.
  7. TENTEI ADERIR AO GIRA NAVEGANTE ATRAVÉS DA APP GIRA, MAS ESTA INDICOU QUE O NÚMERO DO CARTÃO INSERIDO NÃO CORRESPONDE AO NIF DO(A) UTILIZADOR(A). O QUE POSSO FAZER?

    Deve confirmar se o NIF inserido na app GIRA e que está associado ao cartão NAVEGANTE está correto. O NIF associado à conta GIRA pode ser confirmado no perfil na app GIRA.

    O NIF associado à app GIRA e ao cartão NAVEGANTE tem de ser o mesmo.
  8. COMO MANTER A VALIDADE DO PASSE NAVEGANTE E PODER UTILIZAR A GIRA GRATUITAMENTE?

    Para manter a gratuitidade de adesão é necessário ter o cartão NAVEGANTE válido e um passe mensal ativo.
  9. JÁ CARREGUEI O PASSE NAVEGANTE, MAS AINDA NÃO CONSIGO ADERIR À GIRA. O QUE POSSO FAZER?

    Pode acontecer que, logo após o carregamento do cartão NAVEGANTE com um passe mensal, o sistema NAVEGANTE ainda não tenha essa informação logo disponível. Nestes casos, deve tentar fazer a associação do cartão NAVEGANTE à GIRA mais tarde.
  10. A ADESÃO AO PASSE DA GIRA NAVEGANTE É GRATUITO?

    A adesão à GIRA é gratuita, desde que o(a) cliente tenha um cartão NAVEGANTE com um passe mensal ativo e desde que reúna os restantes pressupostos indicados nos termos e condições.

    A aquisição do cartão NAVEGANTE e do passe mensal estão sujeitos aos custos fixados pela TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa).

    À utilização do GIRA NAVEGANTE aplica-se o tarifário normal da GIRA. https://www.gira-bicicletasdelisboa.pt/passes-e-tarifarios/

     
  11. CADA CONTA GIRA SÓ PODE ESTAR ASSOCIADA A UM ÚNICO PASSE GIRA NAVEGANTE?

    Sim. Cada conta GIRA só pode estar associada a um único cartão GIRA NAVEGANTE e a um único NIF.
  12. JÁ TENHO UM PASSE GIRA (MENSAL OU ANUAL) ATIVO. POSSO NA MESMA ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?

    Se tiver um passe GIRA mensal ou anual válido só deve aderir ao GIRA NAVEGANTE depois de terminar a validade do seu passe.
  13. QUAL É O PRAZO DE VALIDADE DO PASSE GIRA NAVEGANTE?

    A validade do GIRA NAVEGANTE é:

    . Se aderiu através de um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65, a validade é de até um ano, desde que durante esse período se mantenha o cartão NAVEGANTE com um passe mensal ativo. Pode verificar a validade no menu Histórico de Atividade / Passes;

    . Se Se aderiu através de código de acesso, a validade é de até seis meses, desde que no final de cada mês insera na app Gira o mesmo código. Esse código só pode ser usado seis vezes, em meses seguidos, e só pode ser utilizado pelo mesmo utilizador. Pode verificar a validade no menu Promoções/Ativas.
  14. COMO POSSO CANCELAR O PASSE GIRA NAVEGANTE?

    Pode cancelar voluntariamente a subscrição do GIRA NAVEGANTE através da aplicação.  Basta ir à app GIRA, e selecionar remover o GIRA NAVEGANTE ou não inserir novamente o código de acesso

  15. SE CANCELAR O PASSE GIRA NAVEGANTE, POSSO MANTER APENAS O PASSE NAVEGANTE?

    Sim.
  16. SE CANCELAR O PASSE GIRA MENSAL OU ANUAL, A EMEL PODE REEMBOLSAR-ME?

    O reembolso depende do exercício do Direito de Resolução previsto no nº 9 dos Termos e Condições de Utilização do Serviço GIRA:

    a) O utilizador/Cliente tem direito de livre resolução do presente contrato de utilização do Serviço Gira, no prazo de 14 dias de calendário, sem necessidade de indicar qualquer motivo.


    b) O prazo para exercício do direito de livre resolução expira em 14 dias a contar do dia seguinte à celebração do contrato, ou seja, do Registo do utilizador/Cliente


    f) Quanto à tarifa de acesso, a mesma só é devolvida se o utilizador/Cliente não tiver realizado qualquer utilização do Serviço Gira.

  17. O QUE FAZER NO CASO DE TROCA OU DE PERDA DO CARTÃO NAVEGANTE?

    Pode pedir novo cartão NAVEGANTE junto do seu operador. Este novo cartão NAVEGANTE tem um novo número de cartão, pelo que o número do anterior cartão NAVEGANTE já não pode ser utilizado.

    O novo cartão NAVEGANTE tem de ser associado à app GIRA.
  18. O QUE ACONTECE SE TIVER SALDO NEGATIVO NA CONTA GIRA?

    Não é possível realizar viagens GIRA com saldo negativo na aplicação. Para que possa voltar a realizar viagens na GIRA, terá de carregar a conta GIRA.
  19. COMO E ONDE PEDIR O PASSE NAVEGANTE?

    Verificar no site https://www.navegante.pt/
  20. NÃO TENHO CONTA GIRA. COMO POSSO ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?

    Se não tem uma conta GIRA é necessário descarregar a app GIRA, registar-se, aceitar os termos e condições e a política de privacidade.

    Posteriormente pode aderir ao GIRA NAVEGANTE de uma destas formas:

    . Se tem um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65 ativo pode aderir associando diretamente na app GIRA o cartão NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) no menu PASSES, selecionando o passe GIRA NAVEGANTE e seguido as instruções.

    . Se tiver um Dístico de Residente da EMEL válido, pode aderir ao Gira Navegante através da app Gira, bastando:

    . Selecionar a opção “Passes”.

    . Inserir o número do seu cartão Gira Navegante válido.


    . Se não tiver um Dístico de Residente vai precisar de:

    . Obter uma certidão do domicílio fiscal* que comprova que reside no Concelho de Lisboa.

    . Ir ao site da EMEL, selecionar “GIRA NAVEGANTE” e fazer o pedido de adesão.


    *Este documento não refere valores e é obtido de forma rápida e gratuita no Portal das Finanças (escrever “certidão” no campo de pesquisas).

    A atribuição e a validade da subscrição do GIRA NAVEGANTE estão condicionadas a verificação periódica documental ou através do SIIT - Sistema de Informação Intermodal de Transportes da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa da validade de um Passe NAVEGANTE ativo.
  21. POSSO RENOVAR O GIRA NAVEGANTE COM UM CÓDIGO DE ACESSO ATRIBUÍDO PELA EMEL?

    Se aderiu ao GIRA NAVEGANTE com um código de acesso atribuído pela EMEL, no final de cada mês tem de voltar a inserir na app Gira o mesmo código.

    A app exibe uma mensagem que informa que o código é válido.

    O mesmo código só pode ser usado seis vezes, em meses seguidos, e só pode ser utilizado pelo mesmo utilizador.
  22. O QUE É PRECISO PARA ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?

    É preciso ter a app e conta GIRA e um cartão NAVEGANTE com passe mensal ativo.
  23. TENTEI ADERIR AO GIRA NAVEGANTE ATRAVÉS DE CÓDIGO DE ATIVAÇÃO, MAS NÃO CONSEGUI ATIVAR ESSE CÓDIGO. O QUE POSSO FAZER?

    Enviar email para gira@emel.pt com email de registo, NIF e número de código de acesso.
  24. Quais são os benefícios de ter um sistema de bicicletas públicas partilhadas?

    Os principais benefícios dos sistemas de bicicletas públicas partilhadas incluem:

    • Aumento da repartição do modo ciclável;

    • Oferta de uma alternativa de transporte flexível;

    • Promoção da intermodalidade dos sistemas de transporte;

    • Promoção da mobilidade suave;

    • Redução do tráfego rodoviário e das externalidades associadas (congestionamento, emissões de gases, ruído e sinistralidade);

    • Melhoria da saúde pública.

  25. Como posso utilizar o serviço/bicicletas?

    1. Efetuar o download da App GIRA na AppStore (iOS - versão superior a 9) ou no Google Play (Android - versão igual ou superior a 4.4, versão recomendada 5.0 ou superior)

    2. Registar ou efetuar login (email e palvra passe)

    3. Após o login aceder ao Menu Passes, escolher o Tipo de Passe e subscrever o mesmo.

    4. No mapa verificar onde existem Estações, verificar bicicletas disponíveis e desbloquear a bicicleta pretendida.

    5. Após viagem, atracar sempre a bicicleta numa doca e confirmar o término da viagem na App.

     
  26. Quem pode utilizar o Serviço?

    Toda a pessoa singular com idade igual ou superior a 16 anos.
  27. Qual é o custo de utilização?

    O custo de utilização da Gira tem 2 tipos de tarifa:

    1. Tarifa de acesso – valor a pagar pela Subscrição do serviço (Passe Anual, Passe Mensal ou Passe Diário)

    2. Tarifa de utilização – valor a pagar pela Utilização do serviço (Varia conforme a duração de cada viagem)

    Para mais informações, consultar a página de passes e tarifários deste Site
  28. Qual é a duração de uma viagem?

    A Gira é um transporte suave alternativo e complemento dos transportes públicos em Lisboa e está pensado para viagens curtas de ligação entre 2 pontos.

    Assim, tem um tarifário que inclui períodos de utilização/tempo, que variam de acordo com o tipo de passe subscrito (Anual, Mensal ou Diário).

    Para mais informações, consultar a página de passes e tarifários deste Site

     
  29. É obrigatório usar capacete para as bicicletas elétricas, de acordo com a legislação em vigor?

    As bicicletas disponibilizadas pela Gira são bicicletas eletricamente assistidas (PEDELEC) com uma potência nominal contínua máxima de 0,25kW em que a alimentação é reduzida progressivamente e finalmente interrompida quando se atinge uma velocidade de 25 km/h ou quando o Utilizador/Cliente pare de pedalar.

    Por esta questão, não é obrigatório utilizar capacete para conduzir uma bicicleta GIRA – bicicleta eletricamente assistida.
  30. Qual o horário de funcionamento do Serviço/Sistema?

    O Serviço/Sistema funciona de segunda-feira a domingo das 06h00 às 02h00 do dia seguinte.

    O serviço de Contact Center Gira funciona todos os dias das 00:00 às 24:00, funcionando em permanência.
  31. Como distinguir uma bicicleta clássica de uma bicicleta elétrica? Onde está essa informação na bicicleta?

    Cada Bicicleta Clássica tem um número de quadro único que identifica inequivocamente cada bicicleta e é composto pelo prefixo “C” e 4 algarismos (ex.: “C0001”).

    Cada Bicicleta Elétrica tem um número de quadro único que identifica inequivocamente cada Bicicleta e é composto pelo prefixo “E” e 4 algarismos (ex.: “E0001”).
  32. A bicicleta elétrica carrega enquanto está a pedalar?

    Não. A bicicleta só carrega se estiver bloqueada/atracada na doca.
  33. Existem docas específicas para as bicicletas clássicas e para as elétricas?

    Não. As docas são todas iguais, por isso é possível bloquear/atracar uma bicicleta clássica ou elétrica em qualquer doca que esteja disponível e operacional (com luz verde).
  34. A bicicleta tinha uma peça partida ou outro problema, o que acontece?

    Antes do início da viagem e depois de desbloquear a bicicleta e até dois minutos, verificar se a bicicleta se encontra em boas condições e no caso de detetar alguma avaria, defeito ou anomalia, voltar a bloquear/atracar a bicicleta na doca, no caso de detetar alguma anomalia. De seguida escolher e desbloquear uma bicicleta.

    Antes do início da viagem e depois de desbloquear a bicicleta e após dois minutos, verificar se a bicicleta se encontra em boas condições e no caso de detetar alguma avaria, defeito ou anomalia efetuar o reporte do problema na App, após o término correto da bicicleta numa doca e avaliar a viagem com 3 ou menos estrelas. De seguida aguardar 5 minutos para desbloquear uma bicicleta.
  35. A bicicleta deve ser bloqueada/entregue na mesma estação onde foi desbloqueada/retirada?

    Não. Pode ser desbloqueada/retirada numa estação e bloqueada/entregue noutra estação diferente.
  36. O que é uma estação?

    A estação é o local composto por um Totem e um número variável de Docas onde se pode iniciar/finalizar a viagem.

    As estações têm disponível serviço WIFI, o que permite desbloquear ou bloquear bicicletas sem recorrer a dados móveis. Contudo se o wi-fi não estiver a funcionar deve recorrer aos dados móveis, uma vez que não é uma obrigatoriedade do Serviço disponibilizar rede wi-fi.
  37. Onde está visível o número da doca?

    O número da doca, está visível nas suas laterais. Na app, selecionar o símbolo da estação e em selecionar bicicleta, fica visível o número de doca que está sempre associada ao número de bicicleta disponível convencional ou elétrica.
  38. Na doca, o que indica a cor do círculo?

    Doca Verde = Doca Disponível – doca na qual pode ser terminada a viagem com a indicação do sinal luminoso: cor verde permanente.

    Doca vermelha = Doca Indisponível – doca na qual não pode ser terminada a viagem e com a indicação do sinal luminoso: cor vermelha permanente
  39. Como sabe em que estação se encontra?

    No topo do Totem, existe uma lista azul com o número que identifica a estação e na lateral do mapa tem a designação da mesma (composta por nome de ruas).
  40. Assim que se desbloqueia a bicicleta através da app, quanto tempo se tem para a retirar da doca?

    Para retirar a bicicleta da doca é possível fazê-lo em 15 segundos, findo os quais a bicicleta fica bloqueada na doca.
  41. Durante a viagem é preciso ter a app ligada e/ou os dados móveis?

    Não. Para iniciar viagem é preciso ter a app ligada (com ligação à internet, wi-fi ou dados móveis), durante a viagem pode desligar a app e a ligação à internet mas no fim da viagem tem de ligar novamente a app para confirmar o término da mesma. As estações têm wi-fi disponível, portanto não é necessário usar dados móveis.
  42. Como alterar a palavra-passe da app?

    A palavra passe pode ser alterada na app no perfil. Carregar no avatar que está no canto superior direito da app e em seguida selecionar “Alterar Palavra-Passe”.
  43. Como sair da app? Como efetuar o log out da app?

    Para efetuar log out da app, aceder ao perfil. Carregar no avatar que está no canto superior direito da app e no final do ecrã selecionar “Sair”.
  44. Como alterar a fotografia do avatar?

    Na app aceder ao perfil. Carregar no avatar que está no canto superior direito da app e em seguida carregar no + do avatar.

    É possível adicionar uma fotografia tirada no momento ou utilizar uma fotografia da galeria de imagens. Para retirar a fotografia atual basta eliminar.
  45. Como consultar o histórico de percursos efetuados?

    Carregar no menu que está no canto superior esquerdo da app e em seguida carregar em “Histórico” e de seguida “Percursos”.
  46. Como predefinir o tipo de bicicleta de acordo com a preferência de utilização?

    Carregar no menu que está no canto superior esquerdo da app e em seguida selecionar “Preferências”. Depois mediante preferência, bicicletas elétricas ou clássicas, ativar a escolha deslizando o botão de uma das opções para a direita.
  47. Bicicleta entregue, mas o tempo continua a contar na app, porquê?

    Essa situação não deverá acontecer.

    Contactar de imediato o Contact Center t: 211163060 - selecionando a opção 2.
  48. Qual a opção de esclarecimento sobre a Gira, quando liga para o número 211163060?

    Opção 2 – Gira Bicicletas de Lisboa.
  49. Em caso de impossibilidade de entregar a bicicleta ao Sistema, quanto tempo demorará a assistência técnica a chegar ao local?

    A chegada da equipa ou o técnico de assistência ao local depende de vários fatores. Em média o tempo estimado de chegada da equipa técnica ao local é de 30 minutos.
  50. Os clientes GIRA em caso de acidente estão assegurados?

    Sim. Todo o Utilizador/Cliente da Gira (titular da conta em uso) beneficia de seguro de acidentes pessoais e de seguro de responsabilidade civil de acordo com as apólices publicitadas neste site e de acordo com as respetivas coberturas e exclusões. Mais informações nos Termos e Condições disponíveis na App (no menu em Informação Geral) ou no site.
  51. O que fazer em caso de acidente e bicicleta não anda, (avaria mecânica ou funcional)?

    Entrar imediatamente em contacto com a EMEL, utilizando o botão de Assistência em Viagem que está na app ou através do contacto telefónico que está na bicicleta, 211163060. No caso de não ser possível transportar a bicicleta até à estação mais próxima, o cliente deve ficar junto da mesma até que chegue a equipa ou técnico de assistência.
  52. O que fazer em caso de acidente e embate num carro. O seguro da GIRA cobre os estragos do carro?

    Sim. Todo o Utilizador/Cliente da Gira (titular da conta em uso) beneficia de seguro de acidentes pessoais e de seguro de responsabilidade civil de acordo com as apólices em vigor. Quaisquer danos corporais ou materiais causados a terceiros, durante a utilização do serviço Gira, estão assegurados.
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