· Estudantes do ensino não superior dos 16 aos 18 anos (inclusive), que não beneficiem de transporte escolar e desde que possuam domicílio fiscal no concelho de Lisboa;
· Estudantes do ensino superior com idade superior aos 16 anos e até aos 23 anos, inclusive e, no caso dos estudantes de ensino superior inscritos nos cursos de Medicina e de Arquitetura, até aos 24 anos de idade inclusive, desde que possuam domicílio fiscal no concelho de Lisboa;
· Utilizadores com idade igual ou superior a 16 anos, desde que possuam domicílio fiscal no concelho de Lisboa, registado na autoridade tributária e aduaneira.
O GIRA NAVEGANTE EXIGE UM NOVO CARTÃO OU É UM SERVIÇO QUE SE ADICIONA A QUEM JÁ TEM PASSE NAVEGANTE?
JÁ TENHO APP E CONTA GIRA. COMO POSSO ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?
. Se tem um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65 ativo pode aderir associando diretamente na app GIRA o cartão NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) no menu PASSES, selecionando o gira NAVEGANTE e seguido as instruções.
. Se tiver um Dístico de Residente da EMEL válido, pode aderir ao Gira Navegante através da app Gira, bastando:
. Selecionar a opção “Passes”.
. Inserir o número do seu cartão Gira Navegante válido.
. Obter uma certidão do domicílio fiscal* que comprova que reside no Concelho de Lisboa.
. Ir ao site da EMEL, selecionar “GIRA NAVEGANTE” e fazer o pedido de adesão.
*Este documento não refere valores e é obtido de forma rápida e gratuita no Portal das Finanças (escrever “certidão” no campo de pesquisas).
A atribuição e a validade da subscrição do GIRA NAVEGANTE estão condicionadas a verificação periódica documental ou através do SIIT - Sistema de Informação Intermodal de Transportes da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa da validade de um Passe NAVEGANTE ativo.
ONDE ESTÁ INSCRITO O NÚMERO DO CARTÃO DO PASSE NAVEGANTE?

COMO POSSO SABER SE ESTOU AUTORIZADO(A)?
. Se aderiu através de um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65, no menu Histórico de Atividade / Passes;
. Se aderiu através de código de acesso, no menu Promoções / Ativas;
onde pode igualmente verificar a respetiva validade.
TENTEI ADERIR AO GIRA NAVEGANTE ATRAVÉS DA APP GIRA, MAS ESTA INDICOU QUE O MEU CARTÃO NAVEGANTE NÃO TEM UM PASSE VÁLIDO. O QUE POSSO FAZER?
TENTEI ADERIR AO GIRA NAVEGANTE ATRAVÉS DA APP GIRA, MAS ESTA INDICOU QUE O NÚMERO DO CARTÃO INSERIDO NÃO CORRESPONDE AO NIF DO(A) UTILIZADOR(A). O QUE POSSO FAZER?
O NIF associado à app GIRA e ao cartão NAVEGANTE tem de ser o mesmo.
COMO MANTER A VALIDADE DO PASSE NAVEGANTE E PODER UTILIZAR A GIRA GRATUITAMENTE?
JÁ CARREGUEI O PASSE NAVEGANTE, MAS AINDA NÃO CONSIGO ADERIR À GIRA. O QUE POSSO FAZER?
A ADESÃO AO PASSE DA GIRA NAVEGANTE É GRATUITO?
A aquisição do cartão NAVEGANTE e do passe mensal estão sujeitos aos custos fixados pela TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa).
À utilização do GIRA NAVEGANTE aplica-se o tarifário normal da GIRA. https://www.gira-bicicletasdelisboa.pt/passes-e-tarifarios/
CADA CONTA GIRA SÓ PODE ESTAR ASSOCIADA A UM ÚNICO PASSE GIRA NAVEGANTE?
JÁ TENHO UM PASSE GIRA (MENSAL OU ANUAL) ATIVO. POSSO NA MESMA ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?
QUAL É O PRAZO DE VALIDADE DO PASSE GIRA NAVEGANTE?
. Se aderiu através de um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65, a validade é de até um ano, desde que durante esse período se mantenha o cartão NAVEGANTE com um passe mensal ativo. Pode verificar a validade no menu Histórico de Atividade / Passes;
. Se Se aderiu através de código de acesso, a validade é de até seis meses, desde que no final de cada mês insera na app Gira o mesmo código. Esse código só pode ser usado seis vezes, em meses seguidos, e só pode ser utilizado pelo mesmo utilizador. Pode verificar a validade no menu Promoções/Ativas.
COMO POSSO CANCELAR O PASSE GIRA NAVEGANTE?

SE CANCELAR O PASSE GIRA NAVEGANTE, POSSO MANTER APENAS O PASSE NAVEGANTE?
SE CANCELAR O PASSE GIRA MENSAL OU ANUAL, A EMEL PODE REEMBOLSAR-ME?
a) O utilizador/Cliente tem direito de livre resolução do presente contrato de utilização do Serviço Gira, no prazo de 14 dias de calendário, sem necessidade de indicar qualquer motivo.
b) O prazo para exercício do direito de livre resolução expira em 14 dias a contar do dia seguinte à celebração do contrato, ou seja, do Registo do utilizador/Cliente
f) Quanto à tarifa de acesso, a mesma só é devolvida se o utilizador/Cliente não tiver realizado qualquer utilização do Serviço Gira.
O QUE FAZER NO CASO DE TROCA OU DE PERDA DO CARTÃO NAVEGANTE?
O novo cartão NAVEGANTE tem de ser associado à app GIRA.
O QUE ACONTECE SE TIVER SALDO NEGATIVO NA CONTA GIRA?
COMO E ONDE PEDIR O PASSE NAVEGANTE?
NÃO TENHO CONTA GIRA. COMO POSSO ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?
Posteriormente pode aderir ao GIRA NAVEGANTE de uma destas formas:
. Se tem um passe NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) sub23 ou +65 ativo pode aderir associando diretamente na app GIRA o cartão NAVEGANTE (ou Lisboa Viva) no menu PASSES, selecionando o passe GIRA NAVEGANTE e seguido as instruções.
. Se tiver um Dístico de Residente da EMEL válido, pode aderir ao Gira Navegante através da app Gira, bastando:
. Selecionar a opção “Passes”.
. Inserir o número do seu cartão Gira Navegante válido.
. Se não tiver um Dístico de Residente vai precisar de:
. Obter uma certidão do domicílio fiscal* que comprova que reside no Concelho de Lisboa.
. Ir ao site da EMEL, selecionar “GIRA NAVEGANTE” e fazer o pedido de adesão.
*Este documento não refere valores e é obtido de forma rápida e gratuita no Portal das Finanças (escrever “certidão” no campo de pesquisas).
A atribuição e a validade da subscrição do GIRA NAVEGANTE estão condicionadas a verificação periódica documental ou através do SIIT - Sistema de Informação Intermodal de Transportes da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa da validade de um Passe NAVEGANTE ativo.
POSSO RENOVAR O GIRA NAVEGANTE COM UM CÓDIGO DE ACESSO ATRIBUÍDO PELA EMEL?
A app exibe uma mensagem que informa que o código é válido.
O mesmo código só pode ser usado seis vezes, em meses seguidos, e só pode ser utilizado pelo mesmo utilizador.
O QUE É PRECISO PARA ADERIR AO GIRA NAVEGANTE?
TENTEI ADERIR AO GIRA NAVEGANTE ATRAVÉS DE CÓDIGO DE ATIVAÇÃO, MAS NÃO CONSEGUI ATIVAR ESSE CÓDIGO. O QUE POSSO FAZER?
Quais são os benefícios de ter um sistema de bicicletas públicas partilhadas?
- Aumento da repartição do modo ciclável;
- Oferta de uma alternativa de transporte flexível;
- Promoção da intermodalidade dos sistemas de transporte;
- Promoção da mobilidade suave;
- Redução do tráfego rodoviário e das externalidades associadas (congestionamento, emissões de gases, ruído e sinistralidade);
- Melhoria da saúde pública.
Como posso utilizar o serviço/bicicletas?
2. Registar ou efetuar login (email e palvra passe)
3. Após o login aceder ao Menu Passes, escolher o Tipo de Passe e subscrever o mesmo.
4. No mapa verificar onde existem Estações, verificar bicicletas disponíveis e desbloquear a bicicleta pretendida.
5. Após viagem, atracar sempre a bicicleta numa doca e confirmar o término da viagem na App.
Quem pode utilizar o Serviço?
Qual é o custo de utilização?
1. Tarifa de acesso – valor a pagar pela Subscrição do serviço (Passe Anual, Passe Mensal ou Passe Diário)
2. Tarifa de utilização – valor a pagar pela Utilização do serviço (Varia conforme a duração de cada viagem)
Para mais informações, consultar a página de passes e tarifários deste Site
Qual é a duração de uma viagem?
Assim, tem um tarifário que inclui períodos de utilização/tempo, que variam de acordo com o tipo de passe subscrito (Anual, Mensal ou Diário).
Para mais informações, consultar a página de passes e tarifários deste Site
É obrigatório usar capacete para as bicicletas elétricas, de acordo com a legislação em vigor?
Por esta questão, não é obrigatório utilizar capacete para conduzir uma bicicleta GIRA – bicicleta eletricamente assistida.
Qual o horário de funcionamento do Serviço/Sistema?
O serviço de Contact Center Gira funciona todos os dias das 00:00 às 24:00, funcionando em permanência.
Como distinguir uma bicicleta clássica de uma bicicleta elétrica? Onde está essa informação na bicicleta?
Cada Bicicleta Elétrica tem um número de quadro único que identifica inequivocamente cada Bicicleta e é composto pelo prefixo “E” e 4 algarismos (ex.: “E0001”).
A bicicleta elétrica carrega enquanto está a pedalar?
Existem docas específicas para as bicicletas clássicas e para as elétricas?
A bicicleta tinha uma peça partida ou outro problema, o que acontece?
Antes do início da viagem e depois de desbloquear a bicicleta e após dois minutos, verificar se a bicicleta se encontra em boas condições e no caso de detetar alguma avaria, defeito ou anomalia efetuar o reporte do problema na App, após o término correto da bicicleta numa doca e avaliar a viagem com 3 ou menos estrelas. De seguida aguardar 5 minutos para desbloquear uma bicicleta.
A bicicleta deve ser bloqueada/entregue na mesma estação onde foi desbloqueada/retirada?
O que é uma estação?
As estações têm disponível serviço WIFI, o que permite desbloquear ou bloquear bicicletas sem recorrer a dados móveis. Contudo se o wi-fi não estiver a funcionar deve recorrer aos dados móveis, uma vez que não é uma obrigatoriedade do Serviço disponibilizar rede wi-fi.
Onde está visível o número da doca?
Na doca, o que indica a cor do círculo?
Doca vermelha = Doca Indisponível – doca na qual não pode ser terminada a viagem e com a indicação do sinal luminoso: cor vermelha permanente
Como sabe em que estação se encontra?
Assim que se desbloqueia a bicicleta através da app, quanto tempo se tem para a retirar da doca?
Durante a viagem é preciso ter a app ligada e/ou os dados móveis?
Como alterar a palavra-passe da app?
Como sair da app? Como efetuar o log out da app?
Como alterar a fotografia do avatar?
É possível adicionar uma fotografia tirada no momento ou utilizar uma fotografia da galeria de imagens. Para retirar a fotografia atual basta eliminar.
Como consultar o histórico de percursos efetuados?
Como predefinir o tipo de bicicleta de acordo com a preferência de utilização?
Bicicleta entregue, mas o tempo continua a contar na app, porquê?
Contactar de imediato o Contact Center t: 211163060 - selecionando a opção 2.