Perguntas
Frequentes

  1. Quais são os benefícios de ter um sistema de bicicletas públicas partilhadas?

    Os principais benefícios dos sistemas de bicicletas públicas partilhadas incluem:

    • Aumento da repartição do modo ciclável;

    • Oferta de uma alternativa de transporte flexível;

    • Promoção da intermodalidade dos sistemas de transporte;

    • Promoção da mobilidade suave;

    • Redução do tráfego rodoviário e das externalidades associadas (congestionamento, emissões de gases, ruído e sinistralidade);

    • Melhoria da saúde pública.

  2. Como posso utilizar o serviço/bicicletas?

    A utilização das bicicletas vai ser acionada através da App Gira - que é instalada num smartphone com sistema operativo IOS versão superior a 9 ou Android versão igual ou superior a 4.4 (versão recomendada 5.0 ou superior). É a partir da app que vais poder saber onde existem estações, verificar as bicicletas disponíveis, desbloquear a bicicleta que escolheste e confirmar o término da viagem.
  3. Tenho 17 anos. Posso utilizar o serviço?

    Lamentamos mas não podes. Para poderes utilizar o serviço tens de ter idade igual ou superior a 18 anos.
  4. Qual é o custo de utilização?

    O custo de utilização do Gira tem 2 componentes:

    1 - Subscrição do serviço (Anual, Mensal ou Diária)

    2 - Utilização do serviço (Depende do tempo e número das viagens que fizeres)

    Para mais informações, consulta a página de passes e tarifários deste Site
  5. Quantas estações e bicicletas estão disponíveis?

    O projeto Gira prevê um total de 140 estações e 1.400 Giras espalhadas por Lisboa.

    Até ao momento, foram disponibilizadas:

    • Fase 1: 10 estações no Parque das Nações e 111 bicicletas

    • Fase 2: 15 estações na zona de Alvalade e Avenidas Novas e 124 bicicletas

    • Em breve teremos mais novidades


    Notas:

    • Para conheceres a localização das estações, visita a área do Site Gira: mapa das estações

    • As estações ativas aparecem no mapa a Verde.

    • As próximas estações a abrir aparecem no mapa a Cinzento.

  6. Como se vai circular nas 7 colinas de Lisboa? 


    Conhecendo bem a cidade, o sistema de bicicletas públicas partilhadas vai ter algumas bicicletas clássicas, mas principalmente bicicletas elétricas que vão facilitar as deslocações em qualquer sítio de Lisboa.
  7. Qual é o tempo de uma viagem?

    O Gira é uma alternativa e complemento dos transportes públicos em Lisboa e está pensado para viagens curtas de ligação entre 2 pontos.

    Assim, tem um tarifário que inclui blocos de tempo, que variam de acordo com o passe que subscreveste (Anual, Mensal ou Diário).

    Para mais informações, consulta a página de passes e tarifários deste Site

     
  8. É obrigatório usar capacete para as bicicletas elétricas, de acordo com a legislação em vigor?

    As bicicletas disponibilizadas pela Gira são bicicletas eletricamente assistidas (PEDELEC) com uma potência nominal contínua máxima de 0,25kW em que a alimentação é reduzida progressivamente e finalmente interrompida quando se atinge uma velocidade de 25 km/h ou quando o Utilizador pare de pedalar.

    Por esta questão, não é necessário utilizar capacete para conduzir uma bicicleta eletricamente assistida.
  9. Qual o horário de funcionamento?

    O horário é de segunda-feira a domingo das 7h00 às 24h00.

    O serviço de Call Center Gira tem o mesmo horário.
  10. Como distingo uma bicicleta clássica de uma bicicleta elétrica? Onde está essa informação na bicicleta?

    Cada Bicicleta Clássica tem um número de quadro único que identifica inequivocamente cada bicicleta e é composto pelo prefixo “C” e 4 algarismos (ex.: “C0001”).

    Cada Bicicleta Elétrica tem um número de quadro único que identifica inequivocamente cada Bicicleta e é composto pelo prefixo “E” e 4 algarismos (ex.: “E0001”).
  11. A bicicleta elétrica carrega enquanto estou a pedalar?

    Não. A bicicleta só carrega se estiver bloqueada na doca.
  12. Existem docas específicas para as bicicletas clássicas e para as elétricas?

    Não. As docas são todas iguais, podes bloquear uma bicicleta clássica ou elétrica em qualquer doca que esteja disponível e operacional.
  13. A minha bicicleta tinha uma peça partida ou outro problema, o que acontece?

    Antes do início da viagem e depois do fim da viagem deves verificar se a bicicleta se encontra em boas condições e caso detetes alguma avaria, defeito ou anomalia deves entrar em contacto com a EMEL.
  14. Tenho que entregar a bicicleta na mesma estação de onde a retirei?

    Não. Podes iniciar viagem numa estação e terminar noutra estação diferente.
  15. O que é uma estação?

    A estação é o local composto por um Totem e um número variável de Docas onde podes iniciar/finalizar a viagem.

    As estações têm disponível serviço WIFI, portanto não precisas de usar os teus dados móveis para levantar ou entregar bicicletas.
  16. Como é que sei qual é o número da doca?

    Podes ver o número da doca nas suas laterais. Na app, ao clicar no símbolo da doca, terás disponível o seu número, bem como o número de bicicletas disponíveis convencionais e elétricas.
  17. Na doca, quando o círculo está com cor verde, o que quer dizer?

    Quer dizer que a bicicleta ou a doca está disponível.
  18. Na doca, quando o círculo está com cor vermelha, o que quer dizer?

    Quer dizer que a bicicleta ou a doca está indisponível.
  19. Como é que sei em que estação estou?

    No topo do Totem, existe uma lista azul com o número que identifica a estação e na lateral do mapa tens a designação da mesma.
  20. Assim que desbloqueio a bicicleta na app, quanto tempo tenho para a retirar da doca?

    Tens 15 segundos para retirar a bicicleta da doca, findo os quais a bicicleta fica bloqueada.
  21. Durante a viagem preciso de ter a app ligada e/ou os dados móveis?

    Não. Para iniciares a viagem precisas de ter a app ligada (com ligação à internet, wi-fi ou dados móveis), durante a viagem podes desligar a app e a ligação à internet mas no fim da viagem tens de ligar a app para confirmar o término da mesma. As estações têm wi-fi disponível portanto não precisas de usar os teus dados móveis.
  22. Como posso alterar a palavra passe da app?

    Podes alterar no teu perfil. Carrega no avatar que está no canto superior direito da app e em seguida seleciona “Alterar Palavra-Passe”.
  23. Como é que saio da app? Como é que faço o log out da app?

    Acede ao teu perfil. Carrega no avatar que está no canto superior direito da app e no final do ecrã seleciona “Sair”.
  24. Como é que faço para alterar a minha fotografia do avatar?

    Acede ao teu perfil. Carrega no avatar que está no canto superior direito da app e em seguida carrega no + do avatar.
    Podes adicionar uma fotografia tirada no momento ou utilizar uma fotografia da tua galeria de imagens. Caso queiras retirar a fotografia atual podes eliminar.
  25. Como é que consulto o histórico de percursos que já fiz?

    Carrega no menu que está no canto superior esquerdo da app e em seguida carrega em “Histórico” e “Percursos”.
  26. Como é que faço para predefinir o tipo de bicicleta que prefiro?

    Carrega no menu que está no canto superior esquerdo da app e em seguida seleciona “Preferências”. Depois mediante a tua preferência, bicicletas elétricas ou clássicas, deves ativar a tua escolha deslizando o botão de uma das opções para a direita.
  27. Entreguei a bicicleta mas o tempo continua a contar na app, porquê?

    Essa situação não deverá acontecer.
    Contacta imediatamente o número de apoio 211163060 - seleccionando a opção 2.
  28. Como posso estar a par de novas informações sobre a Gira?

    Podes subscrever a nossa newsletter neste site.
  29. Se fizer uma chamada para o 211163060 qual é a opção do menu que escolho para esclarecimentos sobre a Gira?

    Deves escolher a opção 2 – Gira Bicicletas de Lisboa.
  30. Quanto tempo demorará a assistência técnica a chegar ao local onde me encontro?

    A equipa ou o técnico de assistência chegará ao local no máximo dentro de 30 minutos.
  31. Se tiver um acidente estou assegurado?

    Sim. Como és utilizador da Gira (estás registado) beneficias de seguro de acidentes pessoais e de seguro de responsabilidade civil de acordo com as apólices publicitadas neste site e de acordo com as respetivas coberturas e exclusões. Podes também consultar os Termos e Condições a que tens acesso na app (no menu em Informação Geral) ou no site.
  32. Se tiver um acidente o que devo fazer?

    Deves entrar imediatamente em contato com a EMEL, ou, em caso de assistência hospitalar, no prazo máximo de 24h a contar do sinistro. Dependendo da gravidade do acidente deves ligar para o 112.
    Se estiveres em viagem e precisares de ajuda utiliza o botão de Assistência em Viagem da app (ícone com um ponto de exclamação) ou ligar para o número de telefone que está na bicicleta, 211163060.
  33. Tive um acidente e a bicicleta não anda, (avaria mecânica ou funcional) o que devo fazer?

    Deves entrar imediatamente em contacto com a EMEL, utilizando o botão de Assistência em Viagem que está na app ou através do contacto telefónico que está na bicicleta, 211163060. Como não consegues transportar a bicicleta até à estação mais próxima, deves ficar junto da mesma até que chegue a equipa ou técnico de assistência.
  34. Tive um acidente e choquei com um carro. O seguro que tenho por ser utilizador do serviço cobre os estragos do carro?

    Sim. Quaisquer danos corporais ou materiais causados a terceiros, durante a utilização do serviço Gira, estão assegurados.
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