Perguntas
Frequentes

  1. Quais são os benefícios de ter um sistema de bicicletas públicas partilhadas?

    Os principais benefícios dos sistemas de bicicletas públicas partilhadas incluem:

    • Aumento da repartição do modo ciclável;

    • Oferta de uma alternativa de transporte flexível;

    • Promoção da intermodalidade dos sistemas de transporte;

    • Promoção da mobilidade suave;

    • Redução do tráfego rodoviário e das externalidades associadas (congestionamento, emissões de gases, ruído e sinistralidade);

    • Melhoria da saúde pública.

  2. Como posso utilizar o serviço/bicicletas?

    1. Efetuar o download da App GIRA na AppStore (iOS - versão superior a 9) ou no Google Play (Android - versão igual ou superior a 4.4, versão recomendada 5.0 ou superior)

    2. Registar ou efetuar login (email e palvra passe)

    3. Após o login aceder ao Menu Passes, escolher o Tipo de Passe e subscrever o mesmo.

    4. No mapa verificar onde existem Estações, verificar bicicletas disponíveis e desbloquear a bicicleta pretendida.

    5. Após viagem, atracar sempre a bicicleta numa doca e confirmar o término da viagem na App.

     
  3. Quem pode utilizar o Serviço?

    Toda a pessoa singular com idade igual ou superior a 16 anos.
  4. Qual é o custo de utilização?

    O custo de utilização da Gira tem 2 tipos de tarifa:

    1. Tarifa de acesso – valor a pagar pela Subscrição do serviço (Passe Anual, Passe Mensal ou Passe Diário)

    2. Tarifa de utilização – valor a pagar pela Utilização do serviço (Varia conforme a duração de cada viagem)

    Para mais informações, consultar a página de passes e tarifários deste Site
  5. Qual é a duração de uma viagem?

    A Gira é um transporte suave alternativo e complemento dos transportes públicos em Lisboa e está pensado para viagens curtas de ligação entre 2 pontos.

    Assim, tem um tarifário que inclui períodos de utilização/tempo, que variam de acordo com o tipo de passe subscrito (Anual, Mensal ou Diário).

    Para mais informações, consultar a página de passes e tarifários deste Site

     
  6. É obrigatório usar capacete para as bicicletas elétricas, de acordo com a legislação em vigor?

    As bicicletas disponibilizadas pela Gira são bicicletas eletricamente assistidas (PEDELEC) com uma potência nominal contínua máxima de 0,25kW em que a alimentação é reduzida progressivamente e finalmente interrompida quando se atinge uma velocidade de 25 km/h ou quando o Utilizador/Cliente pare de pedalar.

    Por esta questão, não é obrigatório utilizar capacete para conduzir uma bicicleta GIRA – bicicleta eletricamente assistida.
  7. Qual o horário de funcionamento do Serviço/Sistema?

    O Serviço/Sistema funciona de segunda-feira a domingo das 06h00 às 02h00 do dia seguinte.

    O serviço de Contact Center Gira funciona todos os dias das 00:00 às 24:00, funcionando em permanência.
  8. Como distinguir uma bicicleta clássica de uma bicicleta elétrica? Onde está essa informação na bicicleta?

    Cada Bicicleta Clássica tem um número de quadro único que identifica inequivocamente cada bicicleta e é composto pelo prefixo “C” e 4 algarismos (ex.: “C0001”).

    Cada Bicicleta Elétrica tem um número de quadro único que identifica inequivocamente cada Bicicleta e é composto pelo prefixo “E” e 4 algarismos (ex.: “E0001”).
  9. A bicicleta elétrica carrega enquanto está a pedalar?

    Não. A bicicleta só carrega se estiver bloqueada/atracada na doca.
  10. Existem docas específicas para as bicicletas clássicas e para as elétricas?

    Não. As docas são todas iguais, por isso é possível bloquear/atracar uma bicicleta clássica ou elétrica em qualquer doca que esteja disponível e operacional (com luz verde).
  11. A bicicleta tinha uma peça partida ou outro problema, o que acontece?

    Antes do início da viagem e depois de desbloquear a bicicleta e até dois minutos, verificar se a bicicleta se encontra em boas condições e no caso de detetar alguma avaria, defeito ou anomalia, voltar a bloquear/atracar a bicicleta na doca, no caso de detetar alguma anomalia. De seguida escolher e desbloquear uma bicicleta.

    Antes do início da viagem e depois de desbloquear a bicicleta e após dois minutos, verificar se a bicicleta se encontra em boas condições e no caso de detetar alguma avaria, defeito ou anomalia efetuar o reporte do problema na App, após o término correto da bicicleta numa doca e avaliar a viagem com 3 ou menos estrelas. De seguida aguardar 5 minutos para desbloquear uma bicicleta.
  12. A bicicleta deve ser bloqueada/entregue na mesma estação onde foi desbloqueada/retirada?

    Não. Pode ser desbloqueada/retirada numa estação e bloqueada/entregue noutra estação diferente.
  13. O que é uma estação?

    A estação é o local composto por um Totem e um número variável de Docas onde se pode iniciar/finalizar a viagem.

    As estações têm disponível serviço WIFI, o que permite desbloquear ou bloquear bicicletas sem recorrer a dados móveis. Contudo se o wi-fi não estiver a funcionar deve recorrer aos dados móveis, uma vez que não é uma obrigatoriedade do Serviço disponibilizar rede wi-fi.
  14. Onde está visível o número da doca?

    O número da doca, está visível nas suas laterais. Na app, selecionar o símbolo da estação e em selecionar bicicleta, fica visível o número de doca que está sempre associada ao número de bicicleta disponível convencional ou elétrica.
  15. Na doca, o que indica a cor do círculo?

    Doca Verde = Doca Disponível – doca na qual pode ser terminada a viagem com a indicação do sinal luminoso: cor verde permanente.

    Doca vermelha = Doca Indisponível – doca na qual não pode ser terminada a viagem e com a indicação do sinal luminoso: cor vermelha permanente
  16. Como sabe em que estação se encontra?

    No topo do Totem, existe uma lista azul com o número que identifica a estação e na lateral do mapa tem a designação da mesma (composta por nome de ruas).
  17. Assim que se desbloqueia a bicicleta através da app, quanto tempo se tem para a retirar da doca?

    Para retirar a bicicleta da doca é possível fazê-lo em 15 segundos, findo os quais a bicicleta fica bloqueada na doca.
  18. Durante a viagem é preciso ter a app ligada e/ou os dados móveis?

    Não. Para iniciar viagem é preciso ter a app ligada (com ligação à internet, wi-fi ou dados móveis), durante a viagem pode desligar a app e a ligação à internet mas no fim da viagem tem de ligar novamente a app para confirmar o término da mesma. As estações têm wi-fi disponível, portanto não é necessário usar dados móveis.
  19. Como alterar a palavra-passe da app?

    A palavra passe pode ser alterada na app no perfil. Carregar no avatar que está no canto superior direito da app e em seguida selecionar “Alterar Palavra-Passe”.
  20. Como sair da app? Como efetuar o log out da app?

    Para efetuar log out da app, aceder ao perfil. Carregar no avatar que está no canto superior direito da app e no final do ecrã selecionar “Sair”.
  21. Como alterar a fotografia do avatar?

    Na app aceder ao perfil. Carregar no avatar que está no canto superior direito da app e em seguida carregar no + do avatar.

    É possível adicionar uma fotografia tirada no momento ou utilizar uma fotografia da galeria de imagens. Para retirar a fotografia atual basta eliminar.
  22. Como consultar o histórico de percursos efetuados?

    Carregar no menu que está no canto superior esquerdo da app e em seguida carregar em “Histórico” e de seguida “Percursos”.
  23. Como predefinir o tipo de bicicleta de acordo com a preferência de utilização?

    Carregar no menu que está no canto superior esquerdo da app e em seguida selecionar “Preferências”. Depois mediante preferência, bicicletas elétricas ou clássicas, ativar a escolha deslizando o botão de uma das opções para a direita.
  24. Bicicleta entregue, mas o tempo continua a contar na app, porquê?

    Essa situação não deverá acontecer.

    Contactar de imediato o Contact Center t: 211163060 - selecionando a opção 2.
  25. Qual a opção de esclarecimento sobre a Gira, quando liga para o número 211163060?

    Opção 2 – Gira Bicicletas de Lisboa.
  26. Em caso de impossibilidade de entregar a bicicleta ao Sistema, quanto tempo demorará a assistência técnica a chegar ao local?

    A chegada da equipa ou o técnico de assistência ao local depende de vários fatores. Em média o tempo estimado de chegada da equipa técnica ao local é de 30 minutos.
  27. Os clientes GIRA em caso de acidente estão assegurados?

    Sim. Todo o Utilizador/Cliente da Gira (titular da conta em uso) beneficia de seguro de acidentes pessoais e de seguro de responsabilidade civil de acordo com as apólices publicitadas neste site e de acordo com as respetivas coberturas e exclusões. Mais informações nos Termos e Condições disponíveis na App (no menu em Informação Geral) ou no site.
  28. O que fazer em caso de acidente e bicicleta não anda, (avaria mecânica ou funcional)?

    Entrar imediatamente em contacto com a EMEL, utilizando o botão de Assistência em Viagem que está na app ou através do contacto telefónico que está na bicicleta, 211163060. No caso de não ser possível transportar a bicicleta até à estação mais próxima, o cliente deve ficar junto da mesma até que chegue a equipa ou técnico de assistência.
  29. O que fazer em caso de acidente e embate num carro. O seguro da GIRA cobre os estragos do carro?

    Sim. Todo o Utilizador/Cliente da Gira (titular da conta em uso) beneficia de seguro de acidentes pessoais e de seguro de responsabilidade civil de acordo com as apólices em vigor. Quaisquer danos corporais ou materiais causados a terceiros, durante a utilização do serviço Gira, estão assegurados.
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